segunda-feira, 17 de julho de 2017

Avaliação de desempenho do SAERS

Em reunião na quinta-feira, o Major João Volmei Spagnol, Orientadoras, Coordenadora, Seção de Ensino e professores analisaram os resultados dos alunos nas provas de Matemática e Português do SAERS. 





 O SAERS tem como objetivo produzir informações sobre o sistema educacional que possam dar suporte a ações destinadas à melhoria do ensino e da aprendizagem.

Em 2016 na retomada do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers), as provas foram aplicadas no final do ano de 2016.  

Com isso, cada escola terá medido os seus indicadores, o que possibilitará à Secretaria da Educação auxiliar cada estabelecimento de ensino a melhorar os seus índices de aprendizado. 


O Major Spagnol ressaltou que nosso colégio ficou entre as 50 melhores escolas e apresentou os resultados de 2016 através de gráficos mostrando o desempenho de cada aluno, esclarecendo em quais quesitos de cada componente os alunos apresentaram melhor desempenho ou dificuldades.


Valorização da Vida

 PALESTRA

     Aconteceu em 11/07, no saguão do Colégio Tiradentes, a palestra Valorização da Vida, com o psicólogo Daniel Ruwer.
     O palestrante falou aos pais sobre a importância do diálogo entre os mesmos e os adolescentes. Salientou que crianças e adolescentes constroem suas referências e valores para a vida adulta a partir do exemplo dessas referências e de suas vivências  na família. A família é a base do ser humano.
     Para uma adolescência saudável é preciso que os pais acompanhem a vida escolar e social dos seus filhos, para orientar, conversar e compartilhar ideias e conflitos que se manifestam nesta fase da vida dos jovens.




segunda-feira, 10 de julho de 2017

Apaixonados pela Literatura

CICLO DE DEBATES DE LEITURAS OBRIGATÓRIAS - UFRGS 2018.


Os alunos dos 3º anos do CTBM participaram dia 8 de julho, em Porto Alegre, do CICLO DE DEBATES DE LEITURAS OBRIGATÓRIAS - UFRGS. Acompanharam os estudantes as professoras de Literatura Daniele Jacobi, Daniele Borges e Juliana Dellafavera.


A participação dos alunos neste evento permitiu o diálogo com os autores dos livros que estão fazendo parte do seu dia a dia, como Sergius Gonzaga e Luis Fernando Veríssimo.

Sergius, Veríssimo e Pedro Gonzaga
A viagem foi maravilhosa. Segundo os alunos e a professora Daniele Jacobi, foi emocionante estar frente a frente dialogando com os escritores, além do conhecimento adquirido.




Em março, a UFRGS publicou a lista de Leituras Obrigatórias para o vestibular. Entre as novidades está o álbum "Elis & Tom", de 1974, com canções como "Águas de Março" e "Retrato em Branco e Preto" e, deverá ser ouvido pelos candidatos. Canção e literatura unidas, reforçando a concepção da canção como literatura. A ideia por trás da adoção dos álbuns é ampliar o conceito de literatura, compreendendo que não necessariamente o “literário” está escrito em um livro, explica a professora do Instituto de Letras da UFRGS e integrante da comissão de seleção do vestibular, Marcia Ivana de Lima e Silva. A lista mais recente de obras obrigatórias, inclui livros dos autores contemporâneos .
Para o Concurso Vestibular de 2017, será exigida a leitura prévia e completa das seguintes obras: os livros A máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe; Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus; Diário da queda, de Michel Laub; e o álbum/disco Elis & Tom, de 1974.
Permanecem na relação:
- ERICO VERISSIMO - O Continente;
- CHICO BUARQUE E PAULO PONTES - Gota d’Água;
- CAIO FERNANDO ABREU - Morangos Mofados;
- CLARICE LISPECTOR - A Hora da Estrela;

Confira a lista completa:

1. Valter Hugo Mãe - A Máquina de Fazer Espanhóis2. Carolina Maria de Jesus - Quarto de Despejo3. Michel Laub - Diário da Queda;4. Elis & Tom - Álbum/Disco de 19745. Erico Veríssimo - O Continente;6. Chico Buarque e Paulo Pontes - Gota d’Água;7. Caio Fernando Abreu - Morangos Mofados;8. Clarice Lispector - A Hora da Estrela;9. Fernando Pessoa - Coletânea de 17 textosAutopsicografia;Isto;Pobre velha música;Qualquer música;Natal...Na província neva;Ela canta, pobre ceifeira;Não sei se é sonho, se realidade;Não sei quantas almas tenho;Viajar! Perder países!;Liberdade;Lá fora vai um redemoinho de sol os cavalos do carrossel... (poema V de Chuva Oblíqua);O maestro sacode a batuta (poema VI de Chuva Oblíqua);Padrão (Mensagem);Noite (Mensagem);O infante (Mensagem);Mar português (Mensagem);Nevoeiro (Mensagem).10. Aluísio Azevedo - O Cortiço11. Machado de Assis - Dom Casmurro12. Pe. Antônio Vieira - Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda; Sermão da Sexagésima e Sermão de Santo António aos Peixes.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Refletir é preciso...

Refletir e debater sobre os anseios e problemas que fazem parte da adolescência é um desafio constante para pais e professores. Como educadores que somos, não podemos deixar de proporcionar e participar ativamente dessas reflexões, tecendo um novo olhar e um cuidado especial para com nossos jovens.



CPM: a Família Tiradentes marcando presença sempre

A participação dos pais, alunos, funcionários e professores foi imprescindível para o sucesso da festança...

 Pipoca, Quentão e  Pinhão foi com eles.
SE e CAL sempre presentes

Cachorro quente não faltou na festa.
Lenha para o fogo do cachorro quente.
Familiares marcando presença.


Pura alegria na cozinha.

Familiares marcando presença.

A venda de fichas não parou....

A venda de fichas não parou....

Até a Kombi da família do casamento caipira veio na festa, com o profe Ítalo na direção.
O galo foi atração...
O galo foi atração...

Só sorrisos e alegria.

O major e sua esposa
Colegas de trabalho e de festa também.

O touro mecânico foi o desafio preferido da criançada.